terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Um Plano Perfeito

Será que quando vamos realizar um trabalho ou projeto nos dedicamos de corpo e alma a ele? Imaginamos e sonhamos com projetos grandiosos, no entanto muitas vezes deixamos que o cotidiano e as pequenas coisas tirem o nosso foco e nos façam abandonar nosso objetivo. Deus tem um exemplo fantástico a nos dar e mostra como devemos nos dedicar para realizarmos nossos principais objetivos.

Fazendo uma análise geral da Bíblia podemos ver claramente que Deus Pai tem um planejamento bem estruturado para dar para Seu filho amado, Jesus Cristo, um reino chamado de o Reino do Céu (Salmos 2, Apocalipse 21:2). Para a formação do Reino já existe o Rei, que é Jesus (João 18:37), também há o território (Apocalipse 21:9-27), já existe a forma de subsistência (Apocalipse 22:1-2), no entanto só faltavam os súditos (Apocalipse 22:3).

A criação do Universo não é nada comparada a maravilha que Deus quer estabelecer no Seu Reino, a Criação é como se fosse um estágio transitório para que os servos sejam escolhidos (Apocalipse 21:1). A humanidade nesse sentido foi predestinada para ser submissa ao Senhor Jesus, mas a idéia do estágio transitório é porque o homem foi criado puro e rodeado de maravilhas (Genesis 2:15-17), mas não sabia o significado real do AMOR, diferente de todas as características humanas, o amor é conquistado e para adquiri-lo é necessário saber o sentido da humildade e da verdadeira obediência (Miquéias 6:8). A falta de amor é que produz a desobediência, e a transgressão contra Deus é que chamamos de pecado.

A condição que une Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo é o amor incondicional que um sente pelo outro, o que os tornam um só Deus. Diferente do Senhor (que é eterno) somos criaturas e devido aos nossos pecados não conseguimos de forma nenhuma ter acesso ao trono de Deus (pois seríamos pulverizados pela glória dEle), no entanto a Bíblia fala que habitaremos com o Senhor e o veremos face a face no Seu reino (Apocalipse 21:3,7). Como isso pode ser possível?

Para que fosse concretizada a realização desse feito quase improvável, Deus precisaria que uma criatura que ao mesmo tempo também fosse divina expiasse os pecados de toda criação e este homem é Jesus que foi o método que Deus utilizou para que criaturas pudessem habitar diretamente com Ele.

Jesus conseguiu ser o sacrifício perfeito, devido Ele ter nascido do Espírito Santo (através de uma virgem, Maria, ver Mateus 1:18,20,24,25), era sujeito a limitações físicas (João 4:6, Mateus 21:18, Lucas 22:44), mas era sem pecado, nunca pecou durante toda Sua vida (Lucas 4:13, João 8:46, II Coríntios 5:21, Hebreus 4:15) e era o próprio Deus (João 1:14, 1 João 5:20). Baseado nestas evidências sobre Cristo, Ele conseguiu ser o Cordeiro sem mácula que pôde perdoar os pecados do mundo (Gálatas 3:13).

Quando Cristo morreu na cruz nós tivemos livre acesso ao Pai, porque quando Deus Pai olha para nós Ele vê o sacrifício de amor realizado por Seu filho. Desta maneira o Espírito Santo de Deus pôde habitar permanentemente naquele que aceitar servir ao Senhor Jesus e reconhecer o seu sacrifício.

Sendo assim todos nós carregamos a semente do pecado que somente é apagada pelo amor sacrificial de Jesus Cristo.

Deste modo podemos entender que a permissão de deixar o homem pecar, as mortes, doenças, catástrofes e tudo mais que angustiam nossos dias são parte do maravilhoso plano de Deus para escolher e capacitar os seus possíveis servos (Jó 40:6-10). A salvação não depende de o homem querer, mas se ele resolver olhar para toda a criação, para o seu próprio vazio, para a sua situação de vida e a partir daí ser humilde para buscar a Deus (Romanos 1:19-20), com certeza o Senhor irá investigar os desejos de seu coração (Salmos 139:23-24) e a partir daí a graça sobrenatural de Deus se manifestará a fim de levar o homem à conversão e a criatura se torna filha dEle.

Então, podemos constatar que a salvação só ocorre naqueles que verdadeiramente tem um coração quebrantado e são humildes diante das maravilhas de Deus (Salmos 34:18), pedindo entendimento diante de Suas verdades.

Quando o homem tem seu espírito contrito é mais sensível para buscar explicações sobre sua própria vida (Mateus 19:23) e desse modo, Deus proverá meios para que Sua Palavra chegue até aquele pecador (Mateus 9:13, Marcos 2:17). Ao se deparar com a Palavra, se realmente o homem estiver humilde para aprender, ele pedirá entendimento ao próprio Senhor (Marcos 9:24).

Se o pedido de entendimento for real, Deus verificará o coração do homem e se for um interesse sincero, Deus manifestará o Espírito Santo para que as verdades sejam iluminadas diante dele (Atos 26:18).

A partir dessa ação inicial do Espírito de Deus o homem é levado a conhecer e aceitar Jesus Cristo. E a partir desse ponto o indivíduo passa a contemplar as primícias do amor (1 Coríntios 13:2-13).

Por isso que temas relativos a humildade e submissão a Deus são tão destacados nas mensagens de Jesus e na Bíblia como um todo, pois fomos chamados para ser servos e tudo que é realizado é para que o plano de Deus seja concretizado com perfeição.

Aceite o chamado de Deus para ser um súdito amado de Jesus Cristo, busque ser um presente que será trabalhado pelo próprio Deus a fim do Reino de Deus ser uma obra maravilhosa como jamais foi vista.

Agora se infelizmente você não quer participar desse projeto maravilhoso, qual a utilidade que você terá para Deus? Assim como qualquer material que não tem serventia, aquele que deliberadamente recusar ser servo do Senhor terá que ser descartado.

No entanto, a "lata de lixo" de Deus, o inferno, é um lugar terrível de muita dor e sofrimento, justamente feito para aqueles que recusaram a misericórdia divida e procuraram apenas atender a seus próprios desejos.

Portanto, preencha o vazio de seu coração com o amor de Jesus, você nunca se arrependerá, pois além da certeza de ter um lugar especial no Reino do Céu, você passará a desfrutar da mão amorosa de Deus guiando os seus passos, mostrando o caminho certo a se seguir e assim começando ter uma vida eterna ainda neste planeta.

Espero que abra a porta de seu coração para que Jesus transforme a sua vida e caso assim aconteça tenho certeza que nos veremos no Reino de Deus.


Bruno Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário